Espaço Sul

  • Sábado
    22 de Novembro

  • 11h00
    Abertura

  • 14h00 às 14h45 - Workshop Câmara Escura
    Workshop dirigido a crianças dos 7 aos 12 anos que vão construir uma câmara escura portátil e ver como era utilizada uma câmara escura pelos pintores.
    Coordenação: Maria Constança Santarém e Costa - Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

    15h15 às 15h45 - Ler+Ciência
    Isabel Alçada apresenta uma nova iniciativa Ler+, desta vez dedicada à ciência. Os jovens são convidados a ler livros de divulgação científica e a fazer uma apresentação que possa cativar os colegas. Esta iniciativa tem o apoio do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva. Com a participação de:
    Isabel Alçada
    João Caraça (Fundação Calouste Gulbenkian)
    António Gomes da Costa (Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva)
    Participação especial de Jose Gonzalez Guereñu (Universidade de Alaclá de Henares, Espanha)

    16h00 às 17h30 - Debate Ciência e crença: Galileu, Darwin e o Big Bang
    Galileu e Darwin tiraram a Terra e o Homem do centro do Universo desafiando as crenças da sua época. Actualmente, uma das maiores experiências de Física procura recriar algumas das condições que ocorreram no início do Universo. Será que os resultados vão desafiar as crenças dos dias de hoje?
    Quatro investigadores debatem os mitos e ideias que mudaram a nossa maneira de ver o mundo.
    Convidados: Alexandre Quintanilha (investigador do IBMC), Gaspar Barreira (investigador do LIP), Nuno Crato (investigador do ISEG), Carlos Fiolhais (investigador do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra)
    Moderador: António Gomes da Costa (Director do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva)
    ** Cada convidado fará uma intervenção de 5 minutos, seguido de debate, aberto a perguntas da assistência

  • Domingo
    23 de Novembro

  • 11h00
    Abertura

    11h45 às 12h15 - 2009 Ano Internacional da Astronomia
    Apresentação do programa do AIA2009, com João Fernandes (Observatório Astronómico de Coimbra). Convidam-se todos os professores e interessados a debater a melhor de forma de levar a Astronomia ao grande público.

    14h00 às 15h00 - Workshop A herança dos Maias
    À luz da Genética e da Biologia Molecular, propomos que tentes desvendar os segredos que Eça e a ciência do século XIX não conseguiriam desvendar.
    Após a morte de Carlos e Maria Eduarda e não tendo Carlos constituído família, surge o dia de repartir a herança. E eis que no momento de atribuir toda a riqueza dos Maias a Rosa, filha de Maria Eduarda, aparecem mais herdeiros a reclamar a herança…
    Oficina com a aplicação de técnicas de Biologia Molecular.
    Coordenação: Júlio Borlido, Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)